HISTÓRIA DO BLOCO

O bloco foi fundado em Novembro de 2008 e lançado no ano seguinte no carnaval de Enxu Queimado - Pedra Grande/RN. Foi criado por um grupo de três amigos, que tinham como objetivo reunir os colegas e fazer um carnaval ainda mais animado. A idéia inicial era de um grupo de 30 pessoas, mas a aceitação foi tão grande, que a procura do pessoal querendo fazer parte do bloco aumentava a cada dia, fazendo com que os organizadores abrissem mais vagas, chegando a marca de 96 participantes no ano de 2009, ano de seu lançamento, participando de uma competição entre blocos da região organizada pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo, onde fomos o Campeão. E em 2010 o bloco levou as ruas um total de 100 pessoas, superando a marca do ano anterior. E hoje somos o maior e considerado por muitos o melhor bloco da região. E além de sairmos no carnaval, promovemos o aniversário do bloco que este ano está completando 02 anos de existência e será comemorado no dia 4 de Setembro de 2010, e organizamos também a Katapultafest (prévia carnavalesca), que é realizada no mês de Janeiro com banda de frevo local e trio elétrico animando os foliões pelas ruas da cidade de Pedra Grande/RN.

Dayvson Rangel


CATAPULTA


  
Deitaram o estilingue no chão, deram a ele braços grossos de madeira, molas feitas de corda e um novo nome: catapulta. Descendente do estilingue e do arco e flecha, essa máquina foi a principal arma de guerra até a utilização bélica da pólvora, no século 14. Ela foi criada na Grécia em 400 a.C. e a cada vez que decidia uma batalha era modernizada e aumentava sua difusão pelas cidades gregas – em algumas, havia pátios de defesa compostos apenas por armas de molas. O mecanismo também foi muito usado por Alexandre, o Grande, em suas batalhas no Oriente, e sua tecnologia não se perdeu com os romanos.

Eles trocaram as rodas e roldanas de madeira por equivalentes metálicas, deixando a arma mais potente e com maior precisão, o que sempre foi uma de suas desvantagens. Ao contrário do que se imagina, as catapultas eram usadas na Antiguidade em trajetórias horizontais. O uso vertical só se tornou comum na Idade Média, quando uma outra versão entrou em cena: o trebuchê. Ele era usado para arremessar flechas, pedras e, em situações extremas, até mesmo pessoas para além das muralhas dos castelos.

Leandro Narloch